terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jornalismo do Futebol

Com o meu modesto conhecimento e alguma experiência em TV e rádio imaginava que o jornalismo esportivo fosse a atuação do profissional de comunicação na cobertura de eventos esportivos. Certamente você deve pensar que eu sou óbvia e até redundante. Mas serei desatualizada se continuar pensando assim. O país do futebol está ditando outra regra para esta categoria. Agora o "jornalista esportivo" é um "jornalista futebolístico" e ponto. Participando de um Fórum de Rádio esta manhã, na faculdade que concluirei o curso de comunicação social, tive a certeza desta mudança. Ao perguntar sobre o tema, um aluno recebeu respostas somente direcionadas ao futebol. SOMENTE AO FUTEBOL. Questionei -me imediatamente aonde estariam as demais modalidades? Quer dizer que, ser um jornalista voltado para o esporte é ser um entendedor de times que participam do brasileirão? É saber qual deles desce ou sobe na "tabela"? Qual dos jogadores estão sendo visados pelos clubes do exterior? É isso? Sim, é mais ou menos por aí.
Frustei-me quando me lembrei que eu quero estudar jornalismo esportivo para cobrir automobilismo, vôlei, atletismo, basquete, natação... e até futebol.
Terminado o Fórum, cheguei a seguinte conclusão: preciso encontrar o Galvão Bueno novamente!
Ah, agora eu entendo o que os repórteres da Record estão fazendo em frente às câmeras na cobertura do Pan.

2 comentários:

  1. Se eu fosse você cobriria Xadrez e Peteca também só pra provar que a vida não se resume em futebol. #prontofalei

    ResponderExcluir
  2. Mi, faço questão de cobrir campeonato de bolinhas de gude e corrida do saco!!!!!Pro futebol já tem gente demais!!!!!!Ebbaaa

    ResponderExcluir